O Cactus MC foi criado em 13 de fevereiro de 2001, por um grupo de 3 amigos amantes do motociclismo, o Lennon, Alexandre e Nixon, eleito 1º presidente do moto clube. Sua criação deu-se em virtude da nescessidade de organizar melhor os amigos motociclistas da cidade de Currais Novos, tendo como principais intuitos a troca de idéias, viajar, conhecer outros moto clubes, participar de encontros, enfim, tudo que se relaciona a motociclismo.
     O Brasão é composto pelo símbolo típico da vegetação caatingueira, o xique- xique, conhecido também como cactus, presença marcante em todo sertão nordestino, representando a força do povo sertanejo. O Sol nascendo mostra a presença  constante do Astro Rei em nossa região. A  cabeça do boi repousando em solo árido, simboliza a presença constante da seca. A frente disse tudo aparece um motocilcista acelerando suas emoções.     
     Em 6 anos de fundação, o Cactus MC já apresenta um currículo invejavel de viagens, tendo participado de encontros em todo nordeste, destacando a participação, em 2002, no encontro nacional de motociclismo na cidade de Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro.
     O Cactus moto clube, hoje, é presença marcante nos eventos sócio-culturais de nossa cidade e de toda região do seridó, e desenvolve um trabalho de filantropia junto a algumas instituições de caridade.